Por Karina Michelin
Mais de 400 incêndios florestais foram relatados no Canadá, e a fumaça se deslocou para o sul, para os EUA. Nova York agora está no topo da lista de cidades, com a maior poluição do ar, com a pior qualidade do ar desde o ano 60.
O fenômeno, em vez de melhorar, piorou e agora as autoridades da metrópole estão tomando medidas e aconselhando as pessoas a ficarem em casa: o ar está muito poluído e pode ser perigoso. Basta dizer que o índice de qualidade do ar, devido à fumaça e cinzas de incêndios no Canadá, chegou a 342: um número altíssimo, que coloca Nova York entre as cidades mais poluídas do mundo (juntamente com Jacarta e Nova Deli).
Além do estado de Nova York, todos os estados americanos do Nordeste, aqueles banhados pelo Atlântico, foram afetados pelo problema da maxi nuvem de fumaça: 13 estados estão envolvidos, de Nova York e New England à Carolina do Sul.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, falou de "uma emergência que pode durar alguns dias. Você tem que se preparar para o longo prazo." Ela mandou esta mensagem: “Se você pode ficar dentro de casa, fique dentro de casa”. Porque respirar o ar, neste momento, é prejudicial aos moradores. As escolas de Nova York cancelaram as atividades ao ar livre, o prefeito de Nova York convida os moradores a passar pouco tempo ao ar livre ou a usar máscara. A densa camada de fumaça (que torna os arranha-céus invisíveis à distância) também está criando problemas nos aeroportos, por questão de visibilidade.
A fumaça está se espalhando para outras áreas: Washington e Filadélfia estão sob ameaça.
Vocês se lembram do filme Blade Runner 2049? Olhem a última foto da sequência. Qualquer semelhança é uma mera coincidência.