O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai promover um jantar com todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima terça (19) como uma forma de estreitar as relações por interesses políticos e partidários.
Segundo interlocutores, a “confraternização de fim de ano” será realizada na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso e deve ter, ainda, a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias, e do secretário de assuntos jurídicos da Casa Civil, Wellington Cesar Lima e Silva.
Embora Lula sempre tenha pregado uma relação de independência em relação à Corte, sem interferir nas análises e decisões dos magistrados, ele promove o encontro com vistas a interesses próprios do governo.
Entre os interesses partidários está o apaziguamento das relações após o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) votar a favor da proposta que limita as decisões monocráticas dos ministros, no mês passado.
O voto do petista desagradou aos demais membros do partido e, principalmente, aos ministros do STF que partiram para o ataque contra o Legislativo.
A situação foi contornada pelo governo com a indicação de sugestões dos ministros para a Procuradoria-Geral da República (Paulo Gonet) e para a própria Corte (Flávio Dino), mas que vai além por outros interesses políticos de Lula com o STF.
Fonte: Gazeta do Povo