Por Karina Michelin
“Nas próximas horas, o mundo irá testemunhar cenas extraordinárias e desenvolvimentos muito importantes”, disse um âncora da TV estatal iraniana em um programa ao vivo focado na retaliação de Teerã contra Israel sobre o assassinato do chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, em Teerã.
O Pentágono irá enviar um esquadrão de caça adicional e mais navios de guerra para o Oriente Médio para ajudar a defender Israel, caso o Irã reaja militarmente ao assassinato desta semana do principal líder do grupo terrorista do Hamas em Teerã.
Os Estados Unidos também irá manter a presença de porta-aviões no Oriente Médio, já que o Secretário de Defesa Lloyd Austin ordenou que o USS Abraham Lincoln substituísse o USS Theodore Roosevelt, que estava em uma implantação de curto prazo no Oriente Médio.
As implantações seguem o compromisso do presidente Joe Biden com o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, sobre “novas implantações militares defensivas dos EUA” na região.
A companhia aérea holandesa KLM está cancelando seus voos para Tel Aviv até pelo menos outubro em resposta à “situação de segurança na região”.
Todos os países europeus estão em alerta máxima.