A qualidade do ar no Brasil continua em níveis alarmantes devido a disparada de queimadas que afetam o país.
Em Campo Grande (MS), um dos mais importantes polos do agronegócio brasileiro, a fumaça tomou conta da cidade nesta sexta-feira (13).
Especialistas têm alertado que a exposição a essa fumaça traz sérios riscos à saúde, contribuindo para o aumento de casos de faringite – uma inflamação na faringe – e crises de asma, além de outras complicações respiratórias mais graves. Hospitais da região estão sob alerta.
Em algumas cidades do interior sul-mato-grossense, como Corumbá (MS) e Ladário (MS), escolas de ensino fundamental e médio tiveram suas aulas suspensas para evitar a exposição dos alunos a essa fumaça densa e tóxica que cobre a região pantaneira.
Os incêndios florestais das últimas semanas criaram uma densa nuvem de poluição que se espalhou por diversas regiões do Brasil, afetando até mesmo outros países da América do Sul, como Argentina, Paraguai e Uruguai.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o Ministério do Meio Ambiente, sob comando de Marina Silva, estão sob pressão pela falta de ações concretas no combate às queimadas em território brasileiro.
Em São Carlos, um dos focos de queimadas no estado de São Paulo, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE), está programada para realizar uma palestra neste sábado (14).
No entanto, o evento tem gerado tumulto na região, com a oposição acusando a ministra de utilizar o evento para uma suposta ‘manobra política’ em favor do candidato do PT, Newton Lima.
Isso porque, segundo os críticos, o evento inicialmente estava previsto como uma carreata política, mas, diante das críticas e da possibilidade de perda de apoio político, a organização teria recuado e transformado o evento em uma plenária sobre o meio ambiente.
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram dois banners distintos da organização do evento: um anunciando uma carreata com a presença de Marina Silva, e outro, mais recente, que promove uma plenária ambiental.
A ida de Marina acontece em um momento de intensas queimadas no município. Na última quarta-feira (11), um canavial nas proximidades do Aeroporto Mário Pereira Lopes, em São Carlos, foi atingido por um incêndio de grandes proporções.
A fumaça densa ficou visível em várias partes da cidade. O incêndio começou em uma propriedade rural na rodovia SP-318, que liga São Carlos a Ribeirão Preto.
Só se fala nisso: as queimadas que castigam o Brasil. Em um vídeo que circula nas redes sociais, um influenciador digital mostra a qualidade do ar em Balneário Camboriú, Santa Catarina, e afirma que “o Brasil virou São Paulo”.
No vídeo, ele critica tanto a omissão daqueles que criticavam a antiga gestão do então presidente Jair Bolsonaro, mas agora não falam nada, quanto os que cobram do governo Lula apenas por politicagem.
“Isso não é normal. [Estão dizendo] que todo ano tem. Eu nunca vi isso e tenho certeza que vocês também não. Santa Catarina desse jeito? Não é normal”, emendou, cobrando ações das autoridades.
Fonte: Conexão Política