O judoca sérvio Nemanja Majdov foi suspenso por cinco meses pela Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) após fazer o sinal da cruz durante sua participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O gesto feito por Majdov, que é cristão, violou o Código de Ética estabelecido pela IJF, segundo disse a própria entidade. A punição foi confirmada pelo próprio atleta em suas redes sociais nesta segunda-feira (18).
Majdov fez o sinal da cruz antes de sua luta contra o grego Theodoro Tselidis, nas oitavas de final da categoria até 90kg, disputa que ele perdeu.
O atleta sérvio foi notificado da suspensão aproximadamente um mês após o fim dos Jogos de Paris.
Segundo as regras da IJF, qualquer manifestação religiosa dentro do campo de competição é proibida, conforme descrito no artigo 3 do Código de Ética da Federação.
O gesto de Majdov também foi considerado uma “reincidência”, uma vez que ele já havia sido advertido anteriormente em duas ocasiões, em abril de 2018 e fevereiro de 2022, pelo mesmo comportamento.
O atleta não contestou as advertências anteriores nem a suspensão, em sua defesa no processo disciplinar mais recente, deixou claro que não se desculparia pelo gesto feito em Paris.
Fonte: Gazeta do Povo