Por Karina Michelin
Entramos na era do transhumanismo.
Elon Musk apresenta um exército de robôs Optimus, diz que as pessoas poderão comprá-los para completar tarefas. Elon disse: “Você deve poder comprar um robô Optimus por 20 - 30 mil dólares. Ele pode passear com seu cachorro, cortar sua grama, fazer compras ou apenas ser seu amigo.” - isto é completamente insano.
Nesta quinta-feira, 10 de outubro, Musk apresentou seu exército de robôs. A apresentação aconteceu nos estúdios da Warner Bros, em Los Angeles, onde Elon chegou a bordo do protótipo, que chamou de “cibertáxi”. Musk disse que a máquina deve estar disponível antes de 2027 e que deve custar menos de US$ 30 mil.
O evento foi transmitido ao vivo para mais de 3,6 milhões de telespectadores. Musk apresentou um “robovan” com 20 humanóides que guiaram os participantes durante o evento, enquanto outros se colocaram à disposição dos convidados preparando bebidas.
O que surpreende, porém, é o custo destes robôs, que não é desproporcional considerando todas as funções que podem desempenhar.
Musk disse:
“Uma das coisas que queríamos mostrar hoje à noite é que os robôs Optimus andarão entre vocês — então, por favor, sejam gentis com eles. Vocês poderão andar até eles, e eles até servirão bebidas no bar. É uma experiência louca ver robôs humanóides bem na sua frente. Então, com isso — vamos festejar!”
O objetivo de Elon Musk é transformar a imagem da Tesla de um simples fabricante de automóveis para uma empresa focada em robótica e inteligência artificial para concorrer com a China.
Eu aprecio a luta pela liberdade de expressão de Musk, mas os robôs e a IA autodidata me causa arrepios, a chance de se tornarem a longo prazo sencientes de alguma forma, aprender mais que nós, conhecer todas as nossas fraquezas e nos subjugar ou até mesmo nos matar pode ser real e assustadora.
O Transhumanismo e a tecnocracia andam de mãos dadas.