por Henrique Bredda
Oligarquia ("oligarkhía" do grego ολιγαρχία, significa "governo de poucos"). Oligarquia é uma forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número de pessoas ou famílias.
Usando técnicas de disfarce no melhor estilo "pão e circo", esse pequeno grupo controla as políticas sociais e econômicas em benefício de interesses próprios, monopolizando os mercados, a política e a cultura de um país.
Para que a oligarquia tenha sucesso, é necessário que o sistema de governo seja necessariamente uma democracia, para que ela dê aparência de legitimidade, legalidade e, sobretudo, proteção aos oligarcas.
Uma ditadura dos oligarcas atrairia a ira da população. Ninguém ousaria questionar o poder dos oligarcas se eles dominarem 'democraticamente'.
Na Grécia Antiga, a expressão oligarquia era negativamente empregada para se fazer referência a todo o regime que fosse comandado por pessoas com alto poder aquisitivo.
Aristóteles foi o primeiro a usar esta palavra como sinonimo do governo pelos ricos, embora o termo exato neste caso seja plutocracia. Na oligarquia nem sempre é a riqueza que governa: os oligarcas podem ser qualquer grupo privilegiado.
No passado, por exemplo, os privilegiados podiam ser os que mantinham laços de sangue com a monarquia. No entanto, na ausência de grupos privilegiados pelo sangue que carregam, governos oligárquicos são necessariamente dominados pelas elites econômicas.
A oligarquia, em suma, é um governo onde os ricos mandam, e os pobres não participam do poder. A democracia dá a sensação e a ilusão dos pobres participarem do poder, mas na prática são cartas fora do baralho.
O maior valor de uma oligarquia é a riqueza e a sua maior característica é o sequestro do Estado para que este proteja seus privilégios, seus mercados, suas margens de lucro, sempre livres de concorrentes e com infindáveis fontes de financiamentos estatais baratos.
Quem paga a conta dos oligarcas são os pagadores de tributos e os consumidores, que pagam mais alíquotas de impostos e, sem opções, são obrigados a pagar mais caro por produtos e serviços fornecidos pelos próprios oligarcas empresários.
Pergunta: onde estão os ativos e as empresas dos oligarcas?