O presidente Lula (PT) se referiu aos organizadores da Agrishow de Ribeirão Preto (SP), que ocorreu entre 29 de abril e 3 de maio, como “alguns fascistas, alguns negacionistas”.
Ele afirmou que os organizadores do evento “não quiseram” que o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participasse.
“Ele [Carlos Fávaro] não é pequeno produtor, não, ele é grande produtor. Ele é meu ministro. Tem a famosa feira da agricultura em Ribeirão Preto que alguns fascistas, alguns negacionistas não quiseram que ele fosse na feira, desconvidaram o meu ministro”, afirmou.
A informação de Lula é imprecisa. Até o momento, é de conhecimento que o convite feito à Fávaro não foi retirado pela exposição.
Mas ele decidiu não participar depois que o presidente da feira, Francisco Matturro, alegadamente sugeriu que ele não viesse na abertura do evento, quando estaria presente o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Lula deu as declarações na abertura da turnê de elaboração do Plano Plurianual, na Bahia. Ele afirmou que havia se encontrado com representantes locais do agronegócio que o convidaram para a segunda maior feira do setor no Brasil, mas sem mencionar qual a feira específica. Há uma expectativa de que seja a Bahia Farm Show que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães (BA).
“Eu quero dizer que eu venho nessa feira só para fazer inveja nos mau-caracteres de São Paulo que não deixaram o meu ministro participar”, disse o presidente.
Fonte: Gazeta do Povo