Por Luiz Lima/Deputado federal
Durante uma transmissão de um programa da Globo News, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva resolveu intervir quando chegou à conclusão de que o jornalista Jorge Pontual, comentarista da GloboNews, deu a entender que um programa de habitação popular que vem recebendo críticas em Campinas (SP) seria ligado ao seu governo. Na verdade, o jornalista não fez nenhuma afirmação ou associação direta.
Ao criticar o tamanho das casas, entretanto, Pontual disse:
“Eu tenho um nome para esse projeto infeliz. Minha casa não é vida”, disparou o comunicador.
Na ocasião, os jornalistas do programa “Em Pauta” comentavam a construção de casas populares minúsculas, de 15 metros quadrados cada uma, para abrigar moradores da Ocupação Nelson Mandela, em Campinas. O projeto é do prefeito da cidade, Dário Jorge Giolo Saadi, e não tem qualquer relação com o governo Lula.
Ainda assim, a fala fez com que Lula buscasse intervir no programa, fazendo um pedido direto. Instantes depois, a jornalista Eliane Cantanhêde pediu a palavra para informar que recebeu um recado de Lula, enviado através de sua assessoria de imprensa, fazendo questão de afirmar que o projeto de moradia popular em Campinas não é da gestão federal.
“Nós temos um telespectador ilustre. O presidente Lula está assistindo o Em Pauta. Está lá em Belém. Boa noite, presidente, seja bem vindo ao nosso programa. E o presidente pediu para a assessoria dele fazer um pedido pra gente. Não é uma correção. Mas ele faz questão de enfatizar que esse programa dessa casinha é um programa de Campinas, não tem nada a ver com a União, não tem nada a ver com o governo federal e muito menos com o Minha Casa Minha Vida. Olha aí, presidente, cumprindo aqui o seu pedido”, externou a comentarista.
Programas jornalísticos, comentaristas e emissoras passarão a dar a narrativa do atual governo a partir de agora ?
Estamos oficialmente em uma ditadura?