Uma pesquisa divulgada nesta segunda (3) aponta que 31% dos brasileiros consideram como ruim ou péssimo o trabalho desenvolvido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e 28% como regular.
Os dados foram apurados pelo PoderData e indicam, ainda, que a avaliação ótima ou boa é considerada por 25% dos entrevistados.
Segundo a pesquisa, a avaliação ruim ou péssima está em queda desde setembro do ano passado, quando alcançou um pico de 46%.
Por outro lado, os que consideram positivamente os trabalhos do STF também estão em queda após o pico de 31% em dezembro de 2022.
Já uma avaliação mais regular é considerada por 28% dos brasileiros, em crescimento desde meados do ano passado.
Os que não souberam avaliar o desempenho da Suprema Corte avançaram para 16% neste ano, contra uma mediana de 2% a 7% ao longo de 2022.
Entre os eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 33% consideram o trabalho do STF como ruim ou péssimo, contra 20% de ótimo ou bom e 26% de regular.
Do outro lado, os que votaram em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 somam 28% na avaliação ruim/péssimo, 30% de ótimo/bom e 28% de regular.
O PoderData ouviu 2,5 mil eleitores por ligações telefônicas entre os dias 25 e 27 de junho em 262 municípios das 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.
Fonte: Gazeta do Povo