Pelo menos 112 pessoas ligadas ao PT que disputaram as eleições de 2020 e 2022 ou foram indicadas pelo partido ganharam cargos ou funções comissionados no terceiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com um levantamento divulgado nesta segunda (24) pelo Poder360.
Ao todo, a apuração mostrou que 358 políticos ou ligados a eles ingressaram nos quadros ministeriais a partir de indicações das legendas.
O PT aumentou a presença na Esplanada de 22 cargos em dezembro de 2022 para 112 em 2023. O PSB do vice-presidente Geraldo Alckmin (SP) passou de 14 para 29, enquanto que o PSD do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), passou de 14 para 26. Os dados são referentes ao mês de maio.
O PP do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL), também ganhou cargos e passou de 12 comissionados em dezembro de 2022 para 15 até maio de 2023.
A divulgação do levantamento ocorre num momento em que o presidente Lula busca aumentar a base de apoio na Câmara para conseguir fazer passar projetos considerados prioritários pelo governo com um pouco mais de facilidade – ou menos tensão com os deputados.
Na semana passada, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, confirmou a entrada do Republicanos e do PP no governo, além de ter atendido a um pedido do União Brasil para trocar o comando do Ministério do Turismo.
Fonte: Gazeta do Povo