Por Karina Michelin
Apresentadores controlados por inteligência artificial invadem a televisão no sul da Ásia.
Sana, Lisa, Aparajita e Fatma são as novas apresentadoras de notícias geradas por IA na televisão do sul da Ásia.
Elas possuem habilidades linguísticas notáveis, discutem incansavelmente diversos tópicos de notícias a um custo mínimo - remodelando dessa forma o futuro da televisão.
Sana (foto), apresentada por Kalli Purie, vice-presidente do grupo de mídia India Today - é elogiada por seu brilho, por sua beleza, por ser “incansável”, e por possuir habilidades multilíngues e sob orientação.
Lisa, a primeira apresentadora de notícias de IA da Odisha TV (OTV) na Índia, se orgulha de entregar notícias em Odia, o idioma mais falado da região.
Esses chatbots de IA são projetados com base nos estereótipos de beleza predominantes na sociedade indiana, com aparências finas e de pele clara.
Com a capacidade de entregar notícias 24 horas por dia, 7 dias por semana, em vários idiomas, elas oferecem forte concorrência em um país com 1,4 bilhão de pessoas e 22 idiomas oficiais.
Apresentadores semelhantes de IA surgiram em Bangladesh e no Paquistão, entregando notícias em vários idiomas.
Embora o impacto nos empregos humanos permaneça incerto, a India Today esclareceu que Sana será guiada por apresentadores e editores humanos reais.
Muitos especialistas da indústria acreditam que as inovações orientadas pela IA inspirarão a exploração de novas tecnologias e potencialmente revolucionarão o cenário da mídia.
Além da substituição dos seres humanos pela IA, teremos também o controle total de informações; tornando-se cada vez mais difícil o acesso à informação real.
A mídia é o maior meio de manipulação de massa - que irá controlar cada vez mais a mente, o pensamento e o comportamento dos seres humanos.