Produtores rurais estão apreensivos com a chegada do "Abril Vermelho" - mês em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) costuma promover uma série de invasões de terra - e se preparam para reagir a essas ações.
Diante disso, os produtores criaram um grupo chamado Invasão Zero e organizam uma campanha para tentar evitar a atuação dos sem-terra: o "Abril Amarelo".
No ano em que o MST completa 40 anos, existe a preocupação de que essas ações sejam intensificadas durante o mês de abril de 2024.
A programação oficial do MST ainda não foi divulgada, mas líderes do movimento já afirmaram que haverá “luta e mobilizações” em defesa da reforma agrária.
Por outro lado, o movimento de produtores rurais Invasão Zero defende o direito de propriedade e faz um alerta com o propósito de evitar essas invasões.
Por meio de quatro orientações básicas, a campanha prioriza a comunicação com autoridades policiais e a montagem de acampamentos de produtores para evitar as invasões.
Enquanto isso, projetos de lei com o intuito de enfraquecer a atuação do MST seguem sem avanços no Congresso Nacional.
Apesar do empenho da bancada do agro, após uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) investigar o MST em 2023, ainda não houve votações das propostas que integram o chamado “Pacote Invasão Zero”.
Fonte: Gazeta do Povo