A Conferência Anual de Ação Política Conservadora (CPAC), organizada pela American Conservative Union (ACU) e pela Young Americans for Freedom (YAF), em parceria com o Instituto Legal Conservador, começou neste sábado (6.jul.2024).
O evento, que acontece no Expocentro em Balneário Camboriú (SC), vai até domingo (7.jul.2024) e teve ingressos de primeiro lote vendidos por R$ 249.
Um dos destaques deste ano é a participação do presidente da Argentina, Javier Milei (La libertad Avanza), cuja presença foi confirmada pela Casa Rosada e anunciada pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também está entre os participantes confirmados.
O presidente argentino, Javier Milei, não comparecerá à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, agendada para 8 de julho no Paraguai.
De acordo com Manuel Ardoni, porta-voz da Casa Rosada, a ausência de Milei não se deve aos recentes desentendimentos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ardoni afirmou que a "agenda cheia" do líder argentino é o motivo principal. Em seu lugar, a ministra das Relações Exteriores da Argentina, Diana Mondino, representará o país no evento.
Eduardo Bolsonaro informou que Javier Milei chegará ao Brasil na noite de sábado (6) e deverá se reunir com Jair Bolsonaro e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), no início da tarde de domingo (7). Além disso, Milei tem uma participação prevista na CPAC no domingo
Durante a Conferência em Balneário Camboriú (SC), neste sábado (6), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), exaltou seu estado como o melhor do Brasil, atribuindo essa condição ao fato de nunca ter sido governado pelo PT.
Ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Mello afirmou: “Santa Catarina é o melhor estado do Brasil porque o PT nunca governou aqui e não vai governar. Se Deus quiser, em 2026 nós vamos ter de novo Jair Bolsonaro como presidente do Brasil”.
Bolsonaro, que discursou na abertura do evento, reforçou a união da direita e a determinação em mudar o rumo do país.
“Juntos, podemos redirecionar o destino desta nação. Podemos, não. Nós redirecionaremos o futuro desta nação. Somos um país que tem tudo para ser destaque do mundo. Falta pouquíssima coisa. Tenho certeza que nós atingiremos juntos esse objetivo. Não tenho ambição pelo poder. Eu tenho uma obsessão pelo nosso Brasil”, declarou o ex-presidente.
O CPAC Brasil, evento inspirado na versão norte-americana, reúne líderes e apoiadores do conservadorismo para debater estratégias políticas e fortalecer a base ideológica da direita no país.
A edição deste ano conta com a presença de diversos nomes influentes, como o próprio Jair Bolsonaro, e o presidente da Argentina, Javier Milei, entre outros.
Fonte: Conexâo Política