Um relatório apartidário publicado na segunda-feira (8) pela organização americana Heritage Foundation responsabiliza a ditadura comunista da China pela pandemia de Covid-19. O documento também sugere ações legais que podem ser tomadas contra o regime.
“Depois de quase cinco anos de inação, chamamos o presidente e o Congresso para tomar ações decisivas agora”, diz John Ratcliffe, o chefe da comissão de nove membros autores do relatório, que se distribuem entre republicanos e democratas.
Ratcliffe foi diretor de inteligência nacional dos Estados Unidos (acima da CIA e do FBI) no período da pandemia, entre 2020 e 2021; e deputado pelo Texas.
Outro autor do relatório é Robert Redfield, virologista renomado e ex-diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC).
Ao menos dois dos autores são democratas registrados: Heidi Heitkamp, ex-senadora pela Dakota do Norte, e Jamie Metzl, ex-funcionário do governo de Bill Clinton e membro de um comitê consultivo da Organização Mundial da Saúde.
A “Comissão Apartidária sobre a China e a Covid-19” analisou centenas de documentos dos últimos quatro anos entre relatórios do Congresso americano, reportagens investigativas e relatos de cidadãos chineses, além de fontes acadêmicas.
O grupo realizou duas audiências virtuais com especialistas, analistas de dados e funcionários do governo responsáveis pela contenção da pandemia.
Fonte: Gazeta do Povo