Por Henrique Bredda
A Técnica Feynman é um método de aprendizado que libera seu potencial e o força a desenvolver uma compreensão profunda. Richard Feynman foi um físico ganhador do Prêmio Nobel.
Seu verdadeiro superpoder, no entanto, era sua capacidade de explicar assuntos complicados a outras pessoas em termos simples.
Ele percebeu que o jargão, as palavras vagas e a complexidade, típica dos acadêmicos e ditos especialistas, revelam, na verdade, falta de compreensão.
Existem quatro etapas principais para a técnica de Feynman:
1. Escolha um conceito sobre o qual deseja aprender;
2. Explique para uma criança de 12 anos;
3. Reflita, Refine e Simplifique;
4. Organizar e revisar.
Vamos lá explicar o Brasil de uma forma bem simples, para uma "crianca de 12 anos", sabendo sabendo que ela é muito desafiadora para quem é refém de detalhes e não gosta de se ater ao principal. Segue:
O Brasil é fruto de uma expedição heróica, profética e espiritual de Portugal. Estudem a Batalha de Ourique e a vida de Dom Afonso Henriques.
Portugal é fruto de Roma, uma Roma já cristã. É a última flor do Lácio (Olavo Bilac). Portugal é o resultado de todos os épicos juntos: Ilíada, Odisséia, Eneida, a Divina Comédia e os Lusíadas.
Roma, mãe de Portugal, é o grande encontro cósmico entre o Judaísmo mais a Revelação de Cristo, a Filosofia Grega e o Império Romano.
A nossa cultura portuguesa, a nossa herança romana, o fato de termos como primeiro nome Ilha de Vera Cruz (ver as aparições de Ourique e a de Constantino), e a herança filosófica grega, nos tornam um caso único no mundo. Esse DNA pode até adormecer, mas não morre.
Adicione a tudo isso a seguinte afirmação de Benito Mussolini, depois de pintar e bordar com a vida dos italianos: "Governar os italianos não é impossível, é inútil".
Se pensarmos que somos herdeiros de Portugal, que por sua vez era a última flor de Roma, fica fácil de compreender o motivo do Luiz Alves nunca ter se preocupado com política para investir em empresas no Brasíl.
É inútil essa preocupação. Por quê? Porque a filosofia grega e a revelação cristã são Verdades ingovernáveis.
Nosso DNA é ingovernável.