O Centro Acadêmico XI de Agosto, formado por alunos de Direito da Universidade de São Paulo (USP), divulgou, nesta quarta-feira (6), um abaixo-assinado contra o retorno da deputada estadual de São Paulo Janaina Paschoal (PRTB) à instituição.
Os estudantes afirmam, em nota, que a deputada “não é mais bem-vinda na Faculdade de Direito da USP”.
Professora concursada, Janaina irá retornar as atividades de docência após o término do mandato como deputada estadual.
Contra a volta da docente, o centro acadêmico diz que a notícia do retorno é recebida com “pertubação pelo corpo discente”.
Os estudantes alegam que Janaína é a “principal fiadora jurídica da extrema-direita" e que “abandonou os valores democráticos”.
“Consideramos que Janaína Paschoal tem dado uma contribuição indecente para o país”, diz a nota.
O centro acadêmico afirma que a deputada se apresentou "como uma espécie de bolsonarista esclarecida” e que “felizmente” não ganhou o mandato no Senado. “Antes que pise novamente no Território Livre do Largo de São Francisco, queremos que saiba que não é mais bem-vinda".
Ainda, segundo a nota, os estudantes dizem que “hoje a Faculdade de Direito da USP é dos alunos negros e pobres”.
“Hoje a universidade pertence aos defensores da democracia, não aos seus detratores. É exatamente por isso que você não cabe mais aqui”, diz o texto.
Janaina Paschoal não assinou a "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", organizada pela faculdade de Direito da USP no ano passado, durante o período eleitoral.
A carta, apoiada pela esquerda, defendia a democracia e opunha a críticos do processo eleitoral, a quem considerava antidemocráticos. A advogada também foi a autora do projeto de pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Com informações da Gazeta do Povo