Com apenas dois meses de mandato, o governo Lula já tem material suficiente para fazer uma pequena faxina ministerial. A ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, tem notórias ligações com um chefe miliciano preso desde 2009; o novo secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, André Ceciliano, teve seu gabinete apontado como o campeão das “rachadinhas” na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro anos atrás.
Mas a bola da vez é o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que recebeu diárias pagas com dinheiro público e voou em jato da Força Aérea Brasileira para cuidar de seu hobby, a criação de cavalos da raça Quarto de Milha.
Segundo apuração do jornal O Estado de S.Paulo, o ministro partiu de Brasília para São Paulo em 26 de janeiro, uma quinta-feira, usando jato da FAB; passou algumas poucas horas (mais precisamente, duas horas e meia) em compromissos realmente de caráter oficial, em visitas a Claro, Telebrás e Anatel; e dali foi para o interior de São Paulo, para cuidar do que realmente lhe interessava: recebeu prêmio de uma associação de criadores, prestou assessoria a compradores em leilões e até inaugurou praça em homenagem ao cavalo de um de seus sócios, retornando à capital federal apenas na segunda-feira, 30 de janeiro.
Nada disso, é claro, constava da agenda oficial, nem justificava a “urgência” alegada por Juscelino para o uso da aeronave e o pagamento de 4,5 diárias.
Com informações da Gazeta do Povo