Ana Carolina Curvello/Gazeta do Povo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou, nesta terça-feira (11), a partir das 7h, da Base Aérea de Brasília, para uma viagem oficial à China. Chamou a atenção a grande quantidade de pessoas que acompnham o mandatário, com despesas pagas pelos cofres públicos.
A comitiva que irá acompanhar o presidente é composta por empresários, governadores, senadores, deputados e ministros. Ao menos 39 congressistas foram convidados, mas não confirmaram.
Segundo a programação do Palácio do Planalto, o voo terá duas escalas, em Lisboa e Abu Dhaniel, e a chegada à China será hoje. O encontro com o secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, está previsto para sexta-feira (14).
De acordo com o governo, essa viagem será para tratar de questões de governança global e da relação comercial com a China, maior parceiro de negócios do Brasil.
Na ocasião, o presidente espera assinar ao menos 20 acordos bilaterais com a nação asiática. Um dos tratados irá permitir a construção de uma novo satélite para monitoramento ambiental de todo o território brasileiro, inclusive da floresta amazônica.
O petista também participará da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do banco do Brics – bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.