Por Thiago Cortês
Durante a divulgação do filme “A Journal For Jordan”, baseado na história verídica de um sargento do Exército dos EUA morto Iraque, Denzel Washington afirmou que procura “honrar a Deus” em tudo que faz, inclusive em seu trabalho.
“A Journal For Jordan”, o primeiro dirigido por Denzel, traz uma forte mensagem cristã. “O espírito de Deu está por todo o filme”, disse o ator e agora diretor.
Em suas entrevistas recentes, Denzel Washington faz uma defesa da fé como um modo de sobreviver em um mundo “cada vez mais sombrio”. Por isso ele incentiva a leitura diária da Bíblia e a oração.
"Vivemos uma batalha espiritual. Não olhe para as coisas de forma terrena. Se você não tiver uma base espiritual, será facilmente levado pelo vento, ficará perdido e deprimido”.
Quando questionado por jornalistas sobre como o racismo impacta a vida dos negros, Denzel Washington costuma devolver a questão: e quais são as responsabilidades nas quais os homens negros estão falhando em suas casas?
“Onde estavam os pais dos jovens negros que estão indo pra cadeia tão cedo? Sabe, o progresso tem que começar em casa. A mudança tem que começar em casa”, disse.
“O inimigo não está fora de mim. O inimigo é meu eu interior”, afirma.
Em uma entrevista ao Los Angeles Times, o ator comentou que não quer ser lembrado pela cor da sua pele, "mas por ter sido alguém que tentou caminhar nos passos de Deus".
Denzel Washington afirmou ainda que na porta do céu “haverá duas filas: a fila longa e a fila curta. E estou interessado em estar na fila curta”.