Por Thiago Cortês e Alex Castilho
Jordan Peterson tem caminhado em direção à Cristo e muitos dos seus passos têm sido dados publicamente, de forma espontânea e natural.
O intelectual canadense tem “surpreendido a si mesmo” com a comoção que sente ao falar dos relatos sobre Cristo nos Evangelhos.
Em 2021 Jordan Peterson participou de uma live com o historiador de artes Jonathan Pageau, na qual falaram sobre mitologia, religiões, padrões simbólicos e narrativas dos povos antigos.
Ao falar sobre o “arquétipo” representado por Cristo, de uma perspectiva psicológica, Peterson simplesmente começou a chorar. Ele revelou ali que já não podia mais enxergar a Cristo apenas como um personagem de narrativas, mas como alguém real.
Ao contrário de todos os deuses mitológicos, pontuou Jordan Peterson, “Cristo é a união entre o mito e uma pessoa que realmente existiu, que tem representação histórica”.
“Eu provavelmente acredito nisso. E estou admirado pela minha própria crença neste momento e não sou capaz de entendê-la. Às vezes o mundo narrativo, místico, e o mundo material se interligam. E eu testemunhei isso várias vezes em minha própria vida. Eu penso que isso é inegável”, disse o professor, em lágrimas.
Se você quer saber mais sobre o tema, assista a live do professor Guilherme Freire (disponível no Youtube), publicada com o título “Jordan Peterson é visto na missa em Latim”.