José Maria Caires/Movimento Duplica Sudoeste
As pessoas perguntam: quando e onde vai começar a duplicação do trecho baiano da BR 116, administrado pela VIABAHIA?
Resposta: O Ministério dos Transportes, através da Portaria 317, criou um Grupo de Trabalho para estudar um acordo de revisão e reequilíbrio consensual do contrato entre a concessionária e o Governo Federal.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres trabalha nesta remodelação contratual, com o intuito de encontrar um formato em acordo com a VIABAHIA. Depende ainda de um parecer favorável do TCU, para que as obras tenham início.
Existem possibilidades reais de início das obras ainda este ano. Uma vez iniciados os trabalhos de duplicação, deverão ser abertas várias frentes de ação em toda a extensão dos 480 km que ainda não foram duplicados.
Porém, com certeza, a Região Sudoeste do estado será a primeira a ser contemplada. Vitória da Conquista, principal vetor de crescimento econômico da Bahia, tem o maior fluxo de veículos concentrado entre as praças de pedágios de Veredinha e Poçoes.
Se a lógica e os critérios técnicos forem respeitados, e se os agentes públicos tiverem um mínimo de sensibilidade política, esse será o primeiro trecho a ser duplicado.