A criminalidade na Baixada Santista matou sete policiais e doze já sofreram ataques. A informação foi divulgada no domingo 6 pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo.
O órgão tem intensificado o policiamento na região, desde junho, quando foi deflagrada a Operação Impacto-Guarujá. O objetivo foi coibir o tráfico de drogas e garantir a segurança dos moradores.
Durante um patrulhamento, criminosos fortemente armados atacaram um comboio, no dia 27 de julho, que resultou na morte do PM Patrick Bastos Reis, de 30 anos, e também feriu um outro policial das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota). Depois disso, a SSP deflagrou a Operação Escudo.
Além de Patrick, seis oficiais da reserva completam a lista de policiais assassinados por criminosos na Baixada Santista desde o início do ano.
A Escudo reúne policiais de diversas regiões do Estado de São Paulo e chegou ao nono dia de atividade no sábado 5. Na data, mais 13 prisões ocorreram na Baixada Santista.
Até o momento, 160 suspeitos já foram presos e quase meia tonelada de drogas foi apreendida. Em nota oficial, a SSP aponta como a criminalidade está reagindo a Operação Escudo, cujo objetivo é desmantelar o crime organizado no Estado de São Paulo, sobretudo nos municípios litorâneos que formam a Baixada Santista, onde as ações têm se concentrado com intensidade.
Fonte: Revista Oeste