O município de Rio de Contas, a Cidade-Mãe da Chapada Diamantina vai celebrar, este mês, a 1ª edição do Festival Literário e Artístico de Rio de Contas (Fliarc), que será realizado entre os dias 19 e 22 de outubro. A primeira edição do evento terá como tema “Resistência e Memórias”, e envolverá, além da comunidade rio-contense, artistas e escritores nacionais e locais.
O festival, que estima a presença de 20 mil pessoas, celebra também os 300 anos da cidade e o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. As exposições e apresentações acontecerão em diferentes pontos da cidade, entre eles a Casa de Câmara e Cadeia e o Teatro São Carlos, além do Club Rio-contense.
Nádia Márcia Campos, curadora do evento, ressalta que “O festival é um momento histórico para Rio de Contas e merece uma programação especial. Na parte musical, teremos shows da banda Adão Negro e do cantor Del Feliz, além da apresentação de artistas rio-contenses. Para a literatura, a participação de autores que se destacam representando o nosso estado, como Itamar Vieira Junior, e lançamento de livros de outros escritores baianos”.
Nesta primeira edição, o principal homenageado será o artista plástico Juarez Paraíso, nascido no distrito de Arapiranga, em Rio de Contas.
Também haverá homenagens póstumas para quatro personalidades: Zofir Brasil (Artista e Poeta); Maria Brandão (Ativista Política); Esaú Pinto (Músico/Maestro da Lira dos Artistas); e Esther Trindade (Escritora).
Entre as atividades, lançamento de livros, conversa com autores, oficinas, mesas-redondas, cineclube e exposições de artes e fotográficas. A entrada é gratuita. A programação completa do Fliarc pode ser consultada no site www.fliarc.com.br e no Instagram, através da conta @fliarcoficial.
Fonte: Bahia Notícias