Por Mises Brasil
Você acha que nossa sociedade está bem?
No começo do mês, o USA Today divulgou uma matéria sobre "rituais de raiva", em que mulheres pagam para participar de retiros - os preços chegam a 4 mil dólares.
O ritual é simples: as participantes batem gravetos no chão enquanto gritam, conjurando na mente pessoas, que de uma forma ou de outra, as tenham feito mal.
O caso não é exclusivo do público feminino. Há retiros e rituais de raiva para homens gritarem em frente a cachoeiras, por exemplo.
Isso tudo nos traz o seguinte questionamento: está tudo bem com a nossa sociedade?
Vídeos como esse não são tão incomuns quanto se pode imaginar. De fato, há pessoas em diferentes lugares do mundo, mais notavelmente em países desenvolvidos do Ocidente, regredindo a comportamentos animais: seja para se posicionar sobre o meio ambiente, criticar ou mesmo impedir o consumo de carne animal, defender liberdades sexuais, atacar a cultura ocidental e para, de maneira geral, se opor a valores tidos como conservadores. Relembremos, como ilustração, o caso recente de duas mulheres que jogaram tinta no quadro de Mona Lisa.
Os libertários, defensores que são da propriedade privada, não querem impedir as pessoas de se comportarem como acharem certo em sua propriedade - afinal de contas, a noção de valor é subjetiva.
O problema para os libertários está no desrespeito à propriedade alheia - o que se manifesta, por exemplo, como depredação de lojas e tentativas de impedir as pessoas de comprar determinados produtos.
Mas isso não nos impede de refletir sobre a sociedade como um todo. Te parece que está tudo bem com nossa sociedade? O que esse tipo de vídeo significa?