O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nesta sexta-feira (20) que o Ministério da Educação (MEC) prepara um pacote de medidas para tentar conter o uso excessivo de telas entre crianças e adolescentes. Uma das medidas será o banimento do celular em todo o ambiente escolar.
"Nós estamos trabalhando na elaboração de um projeto de lei porque, na nossa avaliação, uma ‘recomendação’ seria muito frágil", afirmou o ministro em entrevista à Folha.
De acordo com o ministro, o anúncio das medidas deve ocorrer em outubro e terá como base estudos internacionais, que já comprovaram os benefícios do banimento do celular nas escolas. As medidas deverão valer para as escolas públicas e privadas de todo o país.
“Nosso objetivo é oferecer às redes de ensino segurança jurídica para que possam implementar as ações que estudos internacionais já apontam como mais efetivas, no sentido do banimento total [dos celulares nas escolas]", disse.
Alguns educadores discordam da medida que afirmam ser muito radical. Eles defendem que , bem utilizado, o celular pode ser uma ferramenta de auxílio pedagógico eficiente.
Além disso, eles temem que, por trás dessa medida, exista o objetivo de impedir que os alunos registrem e denunciem a imposição de conteúdos doutrinários do governo através dos professores.
Fonte: Gazeta do Povo