Por Mises Brasil
Recentemente, um artigo no jornal britânico The Guardian pediu para que a plataforma social X (antigo Twitter) seja banida no Reino Unido e para que seu proprietário Elon Musk seja preso por permitir "desinformação".
"Reguladores de todo o mundo devem ameaçar Musk de prisão se ele não parar de disseminar mentiras e ódio no X", diz o artigo.
O chamado para prender Musk ocorre exatamente no momento em que o aparentemente impensável aconteceu no Brasil.
Um juiz do Supremo Tribunal Federal chamado Alexandre de Moraes, que aparentemente exerce poder autocrático autônomo, proibiu completamente toda a plataforma no país.
É o aplicativo de notícias mais popular do país. Ele ainda impôs penalidades criminais a qualquer pessoa que use o aplicativo por meio de uma rede privada virtual em R$ 50.000 por dia.
É inexequível, é claro, mas abre possíveis investigações de todos os dissidentes políticos do país.
Nem é controverso dizer claramente: essa censura não é sobre bloquear falsidade e desinformação. Trata-se de entrincheirar uma certa perspectiva política, a de Lula e seu partido.
No contexto da proibição do X, o governo se apoiou fortemente em todas as outras plataformas de mídia social para banir muitas contas e estrangular vozes alternativas. Eram ordens secretas e emitidas como tal, mas todas as plataformas cumpriam.
Parece que hoje em dia a liberdade de expressão está por um fio muito fino. É útil imaginar como as coisas seriam se Elon não tivesse se levantado e dito não.
Todas as outras plataformas concordaram totalmente sem dizer nada publicamente, mesmo que se ressentissem do bullying em particular.
Elon e X estão sendo alvos precisamente porque ele se levantou e disse categoricamente que as ações do governo contradizem as leis do país, que ele jurou seguir.
No momento em que este artigo foi escrito, o X foi proibido na China, Coréia do Norte, Rússia, Turcomenistão, Mianmar, Venezuela, Irã e agora no Brasil.
É proibido em todos esses países por uma única razão: permite que as pessoas sejam expostas a uma variedade de pontos de vista.