Por Jocelaine Santos/Gazeta do Povo
Poucos entendem o que anda acontecendo no Brasil. Se você, por exemplo, fosse um alienígena que pousasse na Terra neste exato momento, mais precisamente em uma porção de terra localizada majoritariamente ao sul da linha do Equador, que os terráqueos denominam Brasil, encontraria uma situação bastante singular.
Após uma breve pesquisa, descobriria que esse país diz ser uma democracia, conceito este que você também tentaria entender – pois, diferentemente da maior parte dos habitantes do Planeta Terra, você costuma pesquisar e buscar entender algo antes de opinar.
Após pesquisar sobre o assunto usando fontes confiáveis, entenderia que a democracia é um conceito riquíssimo, mas que, sinteticamente, refere-se a um tipo de governo onde há participação do povo, através de eleições periódicas, que permitem a alternância de poder e evitam que alguns tiranos se perpetuem no poder indefinidamente.
“Protestar contra governos e autoridades é crime em uma democracia? Não faz sentido!”, você pensa – e com razão, afinal, protestar e demonstrar insatisfação contra autoridades e governantes faz parte de todas as democracias
Mais do que isso, o que lhe chamaria a atenção seriam as condições necessárias para que a democracia exista: as pessoas devem ser livres para pensar e expressar suas ideias e posições, e esse direito, a liberdade de expressão, deve ser defendido e protegido. Isso está escrito no principal documento do país, chamado Constituição.
Isso lhe causa admiração, afinal, todos em seu planeta diziam que os humanos eram muito primitivos, dados a ações intempestivas e violentas, capazes de várias atrocidades contra outros humanos, entre elas o desejo de impor-lhes a própria vontade e esmagar opositores. Isso atiça sua curiosidade sobre como essa democracia funciona e está acontecendo no Brasil.