A meteórica ascensão de Javier Milei, deputado, roqueiro e economista libertário de 52 anos, recentemente eleito presidente da Argentina com a maior votação da sua história, pode ser atribuída em grande parte ao apoio fervoroso do eleitorado jovem.
Seus milhões de seguidores nas redes sociais, a afinidade com a cultura pop e a postura atrevida para defender suas ideias o conectaram a uma multidão insatisfeita com as antigas práticas políticas, cada vez mais associadas à esquerda.
Ao animar a juventude carente de esperança em meio à larga pobreza e à crise econômica, Milei conseguiu demolir velhos padrões e começa a inspirar movimentos além fronteiras.
No Brasil, o rejuvenescimento da direita ancorado nas mídias digitais tem evoluído desde as grandes manifestações populares de 2013, ganhando ainda mais impulso nos últimos anos, após a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de jovens parlamentares conservadores, como Marcel van Hattem (Novo-RS) e, mais recentemente, Nikolas Ferreira (PL-MG).
Esses líderes inspiram novas gerações a se envolverem ativamente no debate público, levantando sem qualquer embaraço bandeiras como liberdade econômica e instituição familiar, sem perder o entusiasmo e a irreverência que caracterizam a juventude.
Nikolas Ferreira, 27 anos, deputado mais votado em 2022, com quase 1,5 milhão de votos, destaca-se também como um dos políticos mais influentes nas redes sociais, usando com facilidade ferramentas e linguagens próprias dos usuários mais moços.
Constantemente aclamado nos corredores do Congresso e nas cidades do país por onde transita, sobretudo por jovens adultos e adolescentes, ele é visto por analistas como o rosto mais destacado dessa ascensão da direita jovem.
Fonte: Gazeta do Povo