Luiz de Orleans e Bragança/Gazeta do Povo
Em que pese o PL tenha se tornado o partido que mais recebeu votos nessas eleições, e aumentado o número de prefeituras sob seu comando, o bloco do Centrão irá comandar o maior número de prefeituras.
Quem é o Centrão? É um bloco de seis partidos: MDB, PP, União, Republicanos, PSDB e PSD. Esse bloco já era considerado a eminência parda no poder federal.
Ou seja, nomeados por esses partidos ocupam postos-chave no governo e cargos em diversas estatais, agências reguladoras e outras.
Entre eles, há influência de juízes e de direcionamento de gastos do orçamento federal.
Alguns de seus parlamentares no poder federal fazem parte da oposição. Mas são minoria, cerca de 15%.
A maior parte é silente aos acordos entre líderes, que definem a agenda legislativa a ser votada na semana e consequentemente atropelam o poder legislativo.
Diga-se de passagem, alguns dos parlamentares do PL, o maior partido de oposição, fazem parte do bloco do centrão, mas também são uma minoria, em torno de 15% de dissidentes.
Após os resultados das eleições municipais de 2024, esses partidos do centrão se tornaram a maior força política nas prefeituras. Juntos comandam mais de dois terços dos municípios brasileiros.
O PL, por comparação, terá menos de 10% das prefeituras. Essa vitória do grupo era esperada, uma vez que seus partidos, junto com outros de centro e da esquerda comandaram 85% do fundo eleitoral e tempo de televisão.